O que é?

Ergonomia é o estudo da relação entre o homem, enquanto trabalhador, e seu ambiente laboral. Esse trabalho oferece aos indivíduos o conforto necessário e medidas de prevenção de acidentes e doenças específicas para cada estilo de atividade praticada. Lesões e má postura, geradas por esforços repetitivos, podem prejudicar e comprometer a saúde do trabalhador a ponto de impedi-lo de continuar executando suas funções.

Conheça os serviços que compõem esse processo:

Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Estuda a necessidade, tarefa e atividade dos trabalhadores em suas funções, para identificar inadequações e fatores de risco existentes.
Estipula os ajustes necessárias para oferecer condições de trabalho adequadas e confortáveis, sem comprometer a saúde e segurança do colaborador.

Após a análise, é expedido um laudo ergonômico que estabelece parâmetros de uma atividade específica da empresa que permite documentar e sistematizar a realização de um procedimento específico para garantir a segurança jurídica e operacional da empresa. O laudo avalia:

  • Circunstâncias organizacionais (pressão por metas, rotinas operacionais, organização das atividades, etc);
  • Circunstâncias ambientais (temperatura, vento, luminosidade, ruído e umidade do ar);
  • Circunstâncias físicas (biomecânica corporal, postura, dimensionamento dos equipamentos e mobiliários, etc).

Blitz Ergonômica

Ações específicas para capacitar e treinar os trabalhadores em diversas situações de risco ergonômico, como: postura durante as atividades, uso dos equipamentos, levantamento e manuseio de cargas e treinamento básico de ergonomia.

Consultoria em Gestão Ergonômica

Auxílio às empresas na implementação de soluções ergonômicas, por meio de estratégias e redução de custos para a adequação ergonômica.

Programa de Reinclusão de Trabalhadores Afastados

O programa tem o intuito de auxiliar trabalhadores afastados por motivo de saúde em sua volta às atividades e também reduzir tempos de afastamento, por meio da adoção de medidas adaptativas simples na rotina de trabalho.

Como é feito?

Os profissionais analisam a postura, os movimentos corporais, os equipamentos usados e os fatores físicos do ambiente de trabalho, buscando a perfeita integração entre as capacidades e as limitações do trabalhador, as condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo.

Benefícios

Os trabalhadores ganham melhores condições de trabalho, com mais conforto e aumento da saúde e segurança.