O que é?

Tratamento para dores, desconfortos, perda de força e, inclusive, fraturas ou lesões de ligamentos, associados a diminuição do movimento e incapacidade. Atua também na prevenção e é utilizada no tratamento e manutenção da saúde musculoesquelética. Todos os profissionais da Expertise atuam nesse modelo de tratamento.

Como é feito?

As intervenções são totalmente centradas no paciente, com o objetivo de identificar as disfunções articulares ou de origem musculoesqueléticas e potencializar o componente do movimento humano. Dentre as técnicas utilizadas destacam-se: Maitland, Mulligan, McKenzie, Kaltenborn, McConnell, Cyriax, Grimsby, Paris, entre outras.

Benefícios

As mobilizações e as manipulações também conhecidas como thrusts, são altamente recomendadas pelas diretrizes mundiais de prática fisioterapêutica (guidelines), porque geram resultados como redução da dor, ganho de amplitude de movimento, relaxamento muscular e restabelecimento da capacidade funcional.

As técnicas são sempre acompanhadas de exercícios ativos prescritos, para potencializar os efeitos obtidos, de acordo com recomendações das evidências científicas.

Embora essas intervenções tenham excelentes resultados em estágios iniciais de tratamento, os exercícios terapêuticos demonstram melhores resultados em médio e longo prazo, principalmente em pacientes que apresentam dor crônica ou persistente.